Responsabilidade Social

Meio Ambiente

A conscientização e o respeito com o meio ambiente impulsionaram a Móveis Katzer a investir na preservação de matas nativas, tendo hoje entre suas prioridades a conservação permanente dessas áreas protegendo, além da floresta, nascentes e a vida silvestre do local.

O plantio de madeira renovável é a alternativa para suprir suas necessidades de matéria prima tendo hoje madeiras como Eucalipto e Pínus em suas áreas plantadas, devidamente regularizada e projetada por profissionais responsáveis e qualificados para não causar impacto ao meio ambiente.

Além da preocupação com a conservação de florestas e da utilização de matérias-primas renováveis, a Móveis Katzer Ltda mantém um programa de monitoramento e conscientização de utilização de energia elétrica. Este programa tem como principais objetivos a eliminação de desperdícios e o uso racional dos recursos naturais e de energia elétrica. Buscamos conscientizar os nossos colaboradores para que estes tomem ações preventivas de economia dos recursos naturais tanto no local de trabalho quanto em suas residências.

Política de Madeira Controlada

A Móveis Katzer somente adquire madeiras oriundas de plantios que atendem requisitos ambientais, econômicos e sociais estabelecidos abaixo:
  • Não adquirir madeira extraída ilegalmente;
  • Não adquirir, madeira oriunda de áreas florestais onde direitos tradicionais ou civis são violados;
  • Não extrair madeira oriunda de florestas onde seu alto valor de conservação está ameaçado;
  • Não adquirir madeira extraída de florestas nativas que foram ou estão sendo convertidas em plantações ou outros usos que não o de manejo florestal;
  • Não adquirir madeira de florestas onde estão plantadas árvores geneticamente modificadas.

FSC - Forest Stewardship Council

A Móveis Katzer Ltda possui o certificado FSC® de Cadeia de Custódia.
Deste modo a Móveis Katzer poderá fornecer aos seus clientes produtos com o selo FSC®, sob o registro RA-COC-004529

O que é FSC®?

O FSC é uma certificação que atesta o bom manejo florestal e a certificação de cadeia de custódia garante a origem da madeira. É uma sigla em inglês do Forest Stewardship Council®, organização internacional criada para garantir o bom uso das florestas do mundo.

O FSC® determina regras para que as matérias primas das florestas (por exemplo a madeira) sejam retiradas através de um bom manejo, que garanta a conservação ambiental e os benefícios sociais.

Essas regras são chamadas de PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS e foram feitas com a participação da sociedade, das organizações que defendem o meio ambiente, e com os representantes dos trabalhadores e das empresas.

O Selo

As fábricas que compram madeira certificada para fazer seus móveis, também podem vender seus produtos com o SELO FSC®. Isso é chamado certificação de CADEIA DE CUSTÒDIA.

As empresas que cumprem essas regras recebem o SELO FSC®.

O uso do selo é seriamente controlado e a avaliação não termina com o recebimento do certificado. Todo o ano é feita uma auditoria, para verificar se todos os procedimentos estão em conformidade com os princípios da certificação.    

O bom manejo das florestas respeita a capacidade de produção da natureza, conservando a água e o solo e mantendo a melhor condição para a vida de animais e plantas que vivem e se reproduzem nesses ambientes.

Outras Certificações

IWAY

A Móveis Katzer Ltda fornece produtos para o cliente IKEA, atualmente maior varejista de móveis no mundo. A IKEA exige que seus fornecedores cumpram com um código de conduta para seus trabalhadores, em especial nas áreas de segurança no trabalho, respeito pelas pessoas de todas as idades e o ambiente. Esse conjunto de normas que específica os requisitos que a IKEA exige é chamado IWAY (The IKEA Way on Purchasing Products, Materials and Services). O IWAY não tolera o trabalho infantil e o trabalho abusivo, e luta pela segurança, boas condições de trabalho, cumprimento das leis locais, cuidados com a utilização de químicos e muito mais. Os colaboradores da IKEA estão frequentemente junto dos fornecedores com o objetivo de garantir que os requisitos sejam cumpridos. Dar mais responsabilidades aos fornecedores, é um modo de os motivar e apoiar.
Fonte: http://www.ikea.com/pt/pt/ts_dynamic/dynamiclist/filt_nel_glob?filter=-1

BSCI

A Iniciativa de Responsabilidade Social Empresarial (Business Social Compliance Initiative - BSCI em inglês) é uma iniciativa importante impulsionada pelas empresas comprometidas com a melhoria das condições de trabalho na cadeia de fornecimento global. A BSCI reconhece a norma SA8000 como sua melhor prática a respeito dos sistemas de gestão social. As empresas de auditoria de terceira parte independentes que são acreditadas pela organização Social Accountability International (SAI) ajudam a garantir auditorias de alta qualidade.

O código de conduta BSCI abrange as seguintes áreas:
  • Conformidade legal
  • Horas de trabalho
  • Compensação
  • Proibição do trabalho infantil
  • Proibição do trabalho forçado e medidas disciplinares
  • Liberdade de associação e direito à negociação coletiva
  • Proibição de todas as formas de discriminação
  • Saúde e segurança no local de trabalho
  • Sistemas de gestão
  • Questões relacionadas ao meio ambiente e à segurança
Fonte: http://www.abs-qe.com/pt/iniciativa-de-responsabilidade-social.html Fonte: http://www.sgsgroup.com.br/pt-BR/Sustainability/Social-Sustainability/Audit-Certification-and-Verification/Social-Responsibility-Audits/BSCI-Program.aspx

SEDEX (SMETA)

A SMETA é um dos procedimentos de auditoria social mais amplamente utilizados no mundo. Este fornece a nível mundial uma forma reconhecida de avaliar as atividades da cadeia de fornecimento responsável, incluindo direitos laborais, saúde e segurança, meio ambiente e ética empresarial.
Fonte: https://www.sedexglobal.com/pt-br/sobre-nos/